sexta-feira, dezembro 29, 2006

Animais clonados à mesa!?!

O jornal "Público" publica hoje uma notícia muito interessante: EUA dão luz verde à carne de animais clonados.

Diz o artigo:
«A agência americana que regula os alimentos diz que não se detectam diferenças em relação aos animais produzidos tradicionalmente.
Os norte-americanos vão poder comer bifes de animais clonados. A agência que regula o mercado dos alimentos e dos medicamentos nos EUA, a Food and Drug Administration (FDA), declarou ontem que os alimentos feitos com carne de animais clonados são seguros para a saúde e não precisam de ter nenhuma etiquetagem especial, para os distinguir dos animais que nasceram em resultado da reprodução sexual.»

Ver artigo completo em:
Público

Pois é!
Dentro em breve, também a União Europeia deve seguir o exemplo dos EUA e legalizar o consumo de carne de animais clonados. Nada tenho contra os aninais clonados. Tenho é contra a não etiquetagem dos mesmos. Temos direito a saber o que comemos e a decidir por comê-los. O mesmo acontece com os alimentos transgénicos ou geneticamente modificados. Temos todos o direito de comer o que queremos, de consciência!

Após cinco anos de deliberações, a Food and Drug Administration (FDA) chegou à conclusão de que não há problemas! «a carne de animais clonados é "indistinguível" da dos outros, quando os animais chegam a uma idade entre os seis e os 18 meses. "Assim, carne e leite de vacas, porcos, cabras e ovelhas clonadas pode ser consumida normalmente, como a que usamos todos os dias"»

Que bom! Realmente, cinco anos de estudo são suficientes para concluir sobre os benefícios ou malefícios na saúde humana. Chamo a atenção para a frase: «carne de animais clonados é "indistinguível" da dos outros, quando os animais chegam a uma idade entre os seis e os 18 meses». Então, antes e depois, o que acontece? É distinguível?

Não nos esqueçamos que a maioria dos animais clonados têm graves problemas de saúde. Basta recordar a famosa Dolly, que sofreu imenso, sem ter culpa de ter sido gerada. Claro que a clonagem de animais vir a ter algumas vantagens! Mas daí a dizermos que não traz problemas à saúde humana é um pouco exagerado. Também durante anos tornámos a vacas carnívoras, ao dar farinha feita de restos de animais e agora andamos a braços com a BSE. Quem sabe se daqui a poucos anos parte da população dos países desenvolvidos não terá a doença de Creutzfeldt-Jakob!

Vantagens da clonagem de animais:
«Além das melhorias genéticas dos rebanhos com rendimentos produtivos e zootécnicos superiores, há uma maior rapidez de resultados e diminuição dos custos de produção. No futuro, surgirão avanços na produção de remédios, tais como a insulina e outros, utilizando-se animais modificados geneticamente para este fim. Com isto, barateando a produção destes produtos o rebanho se tornaria muito uniforme e todo o trabalho reprodutivo estaria facilitado, pois já saberíamos exatamente o potencial do plantel, com um risco diminuído de obtermos animais de baixa produção. Além do fato de podermos “eternizar” algum animal especial através da clonagem de uma de suas células para a geração de seres geneticamente iguais. Na teoria teríamos um rebanho perfeito, funcionando como se fosse uma máquina.» In: Endeavor (2002). Nascimento de clone sela parceria USP e Vitrogen. Acedido a 29 de Dezembro de 2006, em: http://www.endeavor.org.br/br/empreendedores/brasil/vitrogen/news_02.htm.

Sem comentários: