sábado, janeiro 09, 2010

Encontradas na Polónia as mais antigas pegadas de quadrúpedes

Agradeço ao Francisco Carvalho, do 7ºB, chamara atenção para este artigo!


Estes quadrúpedes não arrastavam o corpo
Estes quadrúpedes não arrastavam o corpo
Foram encontradas as pegadas mais antigas de tetrápodes até agora conhecidas. Estão nas Montanhas da Santa Cruz (Świętokrzyskie), na Polónia, e desafiam o conhecimento actual sobre a linha evolutiva dos vertebrados terrestres de quatro membros.

Isto porque os fósseis de vertebrados mais antigos que se conhecem datam de aproximadamente 377 milhões de anos. Estas pegadas são 18 milhões de anos mais velhas. Estes vertebrados terão sido um grupo de transição entre os peixes e os animais terrestres quadrúpedes.


O estudo, dirigido por Per Ahlberg, da Universidade de Uppsala (Suécia), está publicado na «Nature». As várias pegadas fossilizadas encontram-se espalhadas e têm diferentes tamanhos e características, visto pertencerem a espécies diferentes.

As pegadas variam entre os 15 e os 26 centímetros, o que indica que os animais teriam 2,5 metros de comprimento, no mínimo. As impressões das patas dianteiras e traseiras são bastante claras e indicam que estes tetrápodes não arrastavam o corpo.

Pegadas têm 395 milhões de anos
Pegadas têm 395 milhões de anos
Até agora pensava-se que os tetrápodes tinham evoluído dos peixes, como demonstra a existência dos elpistosteges (animais marinhos com cabeça e corpo de tetrápodes e com muitas características de peixes).

Em 2006, o investigador Edward Daeschler descobriu o fóssil de um destes animais – o «Tiktaalik» – que teria já adaptações à vida terrestre e que se considerava ser a transição entre os peixes e os anfíbios. Com a descoberta de pegadas muito mais antigas os cientistas estão já a rever esta hipótese.

Artigo: Tetrapod trackways from the early Middle Devonian period of Poland

In Ciência Hoje

Sem comentários: