quarta-feira, setembro 09, 2009

"Cocktail" de bactérias capaz de degradar poluentes orgânicos em locais contaminados por metais pesados

Um cocktail de bactérias pode permitir a degradação de poluentes orgânicos em locais contaminados por metais pesados no solo, mostra um estudo feito por um grupo de investigadores do Porto.

A equipa do Instituto de Biologia Molecular e Celular no Porto e do Instituto Superior de Engenharia do Porto, juntou estirpes de bactérias capazes de resistir a ambientes com altas concentrações de metais pesados, permitindo a sobrevivência de outros microrganismos que degradam os poluentes orgânicos. Os resultados foram publicados na revista “Biodegradation”.

As experiências foram realizadas no laboratório, em pequenas quantidades de solo e os cientistas utilizaram bactérias vindas das margens de um canal poluído da Ria de Aveiro. Foram escolhidos os cocktails capazes de degradar melhor os poluentes orgânicos MTBE, um aditivo da gasolina, e TCE, um solvente para remover manchas de partes metálicas.

Os metais pesados inibem a proliferação normal das bactérias, durante as experiências os investigadores conseguiram que certas bactérias aliviassem esta carga inibidora, permitindo a actividade de degradação do MTBE e do TCE por parte de outras bactérias.

Notícia
em Público Online

Sem comentários: