sábado, novembro 25, 2006

"Intriga Cósmica": Terá sido Tycho Brahe assassinado?

A 24 de Outubro deste ano fez 405 anos que o astrónomo dinamarquês Tycho Brahe morreu. Durante anos julgou-se que teria morrido de uremia grave, mas análises recentes realizadas quer a um pêlo do bigode, quer a um cabelo revelaram um aspecto intrigante e misterioso dos últimos dias de vida deste cientista. A quantidade de mercúrio presente nestes objectos é demasiada elevada para não ser tida em conta.
No livro "Intriga Cósmica", a hipótese de envenenamento por mercúrio, o motivo e a oportunidade para cometer tal acto são analisadas com recurso quer a fontes históricas quer a dados científicos e experimentais. O suspeito sobre qual se incide a luz acusadora é Johannes Kepler. Kepler era o único presente à época em casa de Brahe que beneficiaria com os dados de 40 anos de observações astronómicas deste.
Este obra é uma oportunidade para se conhecer a vida de dois grandes astrónomos, suas personalidades e as circunstâncias da época que condicionaram o pensamento de cada um assim como o curso dos acontecimentos. Permite também a divulgação do trabalho de um cientista importante na história da Astronomia (Tycho Brahe), esquecido pelos livros escolares e pela maioria dos livros de divulgação científica. Devo confessar que desconhecia tal personagem histórica!

Intriga Cósmica
Gilder, Joshua e Anne-Lee Gilder
Alêtheia Editores
2006
Preço €18,00

  • Livraria Minho
  • Sem comentários: