sábado, janeiro 09, 2010

Notícia retirada de Lusodinos

Dinossauro Miragaia longicollum entre as 10 principais descobertas de 2009


O Diário de Notícias elegeu as "Dez descobertas científicas de 2009 com selo português" entre as quais a descoberta do dinossauro estegossauro Miragaia longicollum, descrito em Fevereiro passado, e as trilobites gigantes de Arouca.


Diz o artigo:
"Investigadores portugueses, dentro ou fora de portas, marcaram pontos em 2009. Alguns estiveram mesmo na base de descobertas de grande impacto internacional. A detecção de ADN com uma vulgar impressora, a descodificação do genoma do cancro da mama ou a descoberta de novos planetas são alguns dos avanços envolvendo cientistas nacionais que marcaram o ano que terminou.
(...)
1. Descodificador do genoma do cancro da mama, em português
2. Sensor de ADN barato e amigo do ambiente
3. Portugal tem o maior conjunto de fósseis de trilobites do mundo
O País entrou, em 2009, no mapa da paleontologia com o maior e mais completo conjunto de fósseis de trilobites do mundo. Foi descoberto na região de Arouca, perto de Aveiro, por uma equipa de paleontólogos espanhóis e portugueses. Entre os fósseis encontrados estão também os maiores exemplares conhecidos. Isto porque até agora, os restos destes seres pré-históricos, que dominaram os mares até há 250 milhões de anos, não ultrapassavam os 10 centímetros de comprimento, mas os de Arouca chegam aos 30. Alguns restos mostram que os exemplares podiam atingir mesmo os 90 centímetros. A descoberta foi publicada na revista Geology.

4. .. e baptizou nova espécie de dinossauro

Mas no das descobertas pré-históricas, o País foi mais além, baptizando um novo dinossauro o Miragaia longicollum. A nova espécie foi descoberta na Lourinhã pela equipa do paleontólogo Octávio Mateus, do museu daquela localidade e da Universidade Nova de Lisboa. Este é um novo estegossauro que os seus descobridores baptizaram de Miragaia longicollum, um nome cheio de significados. Entre eles, o de pescoço comprido, uma das imagens de marca da espécie. O artigo descrevendo o novo dinossauro, que viveu no Jurássico Superior (há 150 milhões de anos), publicado na Proceedings of the Royal Society, pela equipa liderada por Octávio Mateus, culminou um trabalho de dez anos.

5. 32 novos planetas com a marca de um português

6. Trabalham em Portugal os melhores em cardiotocografia

7. Descoberta nova espécie...

8. Ajudar a controlar as células imunitárias

9. Novo tratamento para o Alzheimer e Parkinson

10. Telhas 'bonitas' e que alimentam o resto da casa


In Lusodinos

3 comentários:

André disse...

Ola professora, então como tem passado ?
O meu nome é André Agrela, eu pertencia ao 7ºB da escola Dr. Correia Mateus, em leiria e a prof. dava me aulas, na disciplina de Ciencias. Eu era o rapaz mais baixo da turma com cabelo loiro, que nao parava de falar nas aulas. Decerteza absoluta que já esqueceu de mim, pois fui um dos seus muitos alunos daquela Escola.
Actualmente da nao me encontro nessa escola, uma vez que estou no 10º ano. Entrei para a secundaria Domingos Sequeira, tambem em leiria, para o curso de ciencias Socioeconomias.
Eu e os resto dos seus antigos alunos do 7ºB estamos todos bem, espero que a prof. tambem esteja.

Parabens pelo excelente blog ; )
Comprimentos, André

Ana Carolina Ferreira disse...

Blog excelente, parabéns :)
Ana Ferreira

Ana Carolina Ferreira disse...

Blog excelente, parabéns :)
Ana Ferreira