segunda-feira, novembro 27, 2006

Uma visita inesperada à nascente do Lis

A 25 de Novembro, sábado, rumei até Leiria, com o pretexto duma saída de campo à gesseira de Souto da Carpalhosa, organizada pelo professor Fernando Martins, onde me juntei a alguns elementos do grupo Geopedrados. Devido à elevada precipitação dos dias anteriores [precipitação acumulada a 23 de Novembro: aproximadamente 17,5 mm (dados do Instituto de Meteorologia)], a perspectiva de atravessar 500m de argilas até à exploração propriamente dita era aterradora. Após almoço no café Olhalvas, rumamos até à povoação de Fontes, freguesia de Cortes, concelho de Leiria, na base da Maçico Calcário Estremenho, para observarmos a nascente do rio Lis.

O caudal do rio estava elevado. Tinha nessa manhã galgado as margens e ocupado parte do seu leito de cheia (onde há construções!). Apesar de ter baixado o nível de água, uma turbulenta corrente descia em direcção à cidade. O percurso até à nascente, ligeiramente alagado na parte incial, não estava impeditivo da passagem. Assim, alguns corajosos aventuraram-se! Pelo caminho descobriram-se vestígios de um antigo aproveitamento do rio pelos antigos - uma azenha. Após uma curva à direita, surgiu a nascente. Uma construção em pedra assinala-a! A água, em fúria, corria para jusante com toda a sua força, num espetáculo digno de um testemunho fotográfico.

Junto fotografias por tiradas por mim. A primeira é extraída do sítio da Câmara Municipal de Leiria (www.cm-leiria.pt), importante para a constatação da dimensão deste fenómeno, o qual até não foi tão extraordinário quanto o que aconteceu em Outubro (ver link abaixo).

  • Inundações nas Fontes
  • 2 comentários:

    Anónimo disse...

    Boas fotos.

    Anónimo disse...

    As fotos extau xuper fixex, ve-xe k gxta mt de xienxia i td u k a involve, boa xorte pra xua exploraxau da naturexa!!

    Marixa, 7ºB