terça-feira, outubro 16, 2007

Uma nova espécie de dinossauro!

O trabalho de um paleontólogo nunca acaba! Deste estudar as espécies descobertas até aos nossos dias, passando pelo esclarecimento de questões polémicas sobre a vida deste grupo de seres, até à descoberta de nossas espécies! Tanto para conhecer!


Futalognkosaurus dukei
media entre 32 e 34 metros
Nova espécie de dinossauro gigante encontrada na Argentina

Um grupo de paleontólogos brasileiros e argentinos descobriram o maior fóssil completo de uma nova espécie de dinossauro gigante. Esta descoberta permite perceber um pouco melhor como terá sido o actual norte da Patagónia há 80 milhões de anos.

O herbívoro Futalognkosaurus dukei media entre 32 e 34 metros, da cabeça à cauda. “É uma nova espécie que cria um novo grupo”, explicou a paleontóloga argentina, Juan Porfiri, numa conferência no Rio de Janeiro.

Cerca de 70 por cento do fóssil estava preservado, o que contrasta com os 10 por cento do outro dinossauro gigante da mesma espécie encontrado.

O nome dado à recente descoberta deriva da linguagem indígena Mapuche e significa “chefe gigante dos lagartos”. O nome dukei é uma referência à empresa dos Estados Unidos Duke Energy Corp, que financiou uma grande parte das escavações na Argentina. Os primeiros fósseis tinham sido encontrados em 2000.

Artigo publicado em Público

Sem comentários: