quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Ainda sobre Plutão...

Plutão foi desclassificado em Agosto de 2006. De planeta passou a planeta anão, uma categoria nitidamente inferior. Esta decisão foi tomada no sentido de diminuir os possíveis candidatos a planetas, uma vez que foram descobertos vários corpos celestes, de dimensões semelhantes a Plutão e que, também deveriam ser assim classificados.
Antes de Agosto de 2006, planeta era um corpo celeste, sem luz pŕopria, que orbitam em torno de uma estrela! E agora? Qual a definição de planeta?

Remeto a resposta a esta questão para um artigo da Scientific American Brasileira, publicado no seu endereço electrónico.

«Planeta é o produto final da acreção de um disco ao redor de uma estrela. Essa definição se aplica apenas a sistemas maduros, como o nosso, em que a acreção já foi completada. Para sistemas mais jovens, os corpos maiores não são estritamente planetas, mas sim embriões planetários, e os corpos menores são denominados planetesimais.»
Artigo em Scientific American Brasil


A definição de planeta aprovada pela IAU é baseada na arquitetura observada do Sistema Solar, em que um pequeno número de corpos dominantes, os oito planetas, tem órbitas bem separadas, em comparação aos enxames de asteróides, cometas e objetos do cinturão de Kuiper, que são menores.

Sem comentários: