quinta-feira, fevereiro 15, 2007

HIV ataca as células humanas...

Artigo do Público, baseado num publicado na revista Nature.

«A imagem poderá tornar-se histórica. Mostra pela primeira vez, com uma nitidez atómica, a ligação entre dois inimigos: uma proteína do vírus da sida (HIV) - a famosa gp120 - e um raro anticorpo com provas dadas para neutralizar o HIV.

A proteína gp120 é como uma chave que abre ao HIV as portas das células do nosso sistema imunitário, ao encaixar-se nos receptores CD4 destas células. O anticorpo, chamado b12, é especial: encontra-se só no sangue de pessoas que sobrevivem há muito tempo com o vírus da sida no corpo.

Mas o que é que o anticorpo tem de diferente? Por que é mais eficaz face às artimanhas do vírus? A equipa de Peter Kwong, dos National Institutes of Health (NIH), EUA, que publica hoje os seus resultados na revista Nature, conseguiu finalmente responder a esta pergunta com imagens como esta espectacular fotografia 3D, obtida por cristalografia de raios X.


Primeira conclusão: o anticorpo b12 (a fita verde) liga-se à proteína gp120 do HIV (a vermelho) no mesmo local (a amarelo) onde se estabelece a primeira ligação do vírus com os receptores CD4. Ou seja, o alvo do anticorpo b12 é uma parte do HIV que se encontra particularmente vulnerável na altura em que o vírus ataca novas células.

Mas, ainda mais importante, é que a ligação com o anticorpo b12 deixa a proteína gp120 inalterada, podendo impedir o HIV de fintar o sistema imunitário. Há muito tempo que os especialistas procuravam um ponto fraco do HIV: uma região exposta e invariável do seu invólucro. "Esta é sem dúvida uma das melhores pistas [para o desenvolvimentos de vacinas contra o HIV] dos últimos anos", diz Gary Nabel, um dos elementos da equipa, citado por um comunicado dos NIH.»


Artigo original no
Público

Artigo Original da revista Nature

2 comentários:

Marina disse...

Legal !
A minha dúvida é a seguinte, apenas células do sistema imunitário possuem a proteína CD4?

ana_ave disse...

Em resposta à Marina

Olá

Aconselho a leitura do site
http://www.mcld.co.uk/hiv/?q=CD4%20cell%20surface%20protein

E que trata sobre as moléculas do HIV.

A resposta é sim, apenas as célula do sistema imunitário (linfócito T) têm esta proteína.