segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Novidades para os gulosos...

Afinal os chocólatras (viciados em chocoloate) tinham razão. O chocolate além de grandes benefícios para os males que assolam os corações aprisionados, também é bom para o cérebro, isto segundo estudos recentemente divulgados. Eu já sabia que não fazia nada de errado quando colocava três colheres de chocolate no meu leite (loll).

Transcrevo o artigo publicado no sítio Ciência Hoje:

O chocolate, conhecido pelos seus benefícios cardiovasculares, faz igualmente bem ao cérebro, ao favorecer a circulação sanguínea cerebral, indicam dois estudos divulgados ontem.

A primeira investigação foi realizada por Ian MacDonald, da Universidade britânica de Medicina de Nottingham, em jovens mulheres saudáveis. O objectivo era identificar se uma bebida rica em flavonóide, uma substância anti-oxidante contida no cacau, estimula as funções mentais durante um teste.

Comparativamente a um grupo de mulheres que não consumiram flavonóide, a circulação sanguínea cerebral do grupo que consumiu aumentou durante um período de duas a três horas. Segundo os médicos responsáveis, a investigação mostra as potencialidades das bebidas ricas em flavonóides para o tratamento de pessoas idosas, que sofrem de demência ou que sofreram acidentes cerebrais.

Um segundo estudo liderado por Norman Hollenberg, da Universidade de Harvard, foi realizado em pessoas saudáveis com mais de 50 anos. Concluiu-se igualmente que há aumento do fluxo sanguíneo cerebral em pessoas que consomem bebidas ricas em flavonóides.

Esta investigadora estudou os efeitos do cacau nos índios Kuna, no Panamá, que consomem regularmente este alimento e não sofrem nem de hipertensão arterial nem de degenerescência cerebral. No entanto, Norman Hollenberg considerou que os efeitos do cacau sobre o cérebro devem continuar a ser estudados e verificados, nomeadamente através de ensaios clínicos mais aprofundados.

Artigo completo em: Ciência Hoje

Sem comentários: