segunda-feira, junho 11, 2007

Comunicação entre chimpanzés!!!

Chimpanzés espalham notícias
Estudo fornece primeira evidência de que chimpanzés transmitem comportamentos e costumes recém-adquiridos a outras comunidades
por Nikhil Swaminathan

Transmissão cultural: um novo estudo demonstra pela primeira vez que os chimpanzés podem adquirir novas tradições e transmiti-las para “colegas” de outros grupos
Um novo estudo de populações de chimpanzés demonstrou, pela primeira vez, que os parentes mais próximos dos humanos ensinam novos costumes a seus colegas em sua própria comunidade e também para grupos vizinhos. “Até agora, não havia evidência de que primatas não-humanos pudessem transmitir um comportamento adquirido de um grupo para outro”, diz Antoine Spiteri, da University of St. Andrews, na Escócia. Spiteri trabalha no laboratório de Andrew Whiten, líder do estudo publicado na Current Biology.

Primatólogos – incluindo equipes do Science Park do M.D. Anderson Cancer Center da University of Texas, em Bastrop, e do Yerkes National Primate Research Center da Emory University, em Atlanta – treinaram oito chimpanzés, cada um de uma comunidade diferente (que consistiam de sete a 17 membros), para utilizar mecanismos para pegar frutas. Os pesquisadores descobriram que os chimpanzés escolhidos transmitiram suas habilidades recém-adquiridas para seus pares dentro das oito comunidades quando elas foram expostas a dispositivos similares.

Em um caso, os animais foram treinados para puxar uma alavanca para forçar uma fruta a sair por um orifício, e então fazer um aparelho deslizar para guiá-la para dentro de uma caixa e através de um buraco grande o bastante, para que eles conseguissem alcançá-la e tirá-la de lá. Em outras situações, eles aprenderam “manobras” como perfurar, levantar uma barra ou colocar uma moeda para pegar o alimento tão cobiçado. “Quanto mais indivíduos aprendiam a tarefa, mais ela se tornava uma tradição”, diz Spiteri.

Quando mais de 50% do grupo aprendeu as tarefas, os pesquisadores colocaram a caixa em um canto do habitat, onde podia ser vista pela comunidade vizinha de chimpanzés, onde ninguém havia recebido treinamento. Os vizinhos curiosos observaram os chimpanzés treinados, e finalmente entenderam o que o grupo estava fazendo para pegar a comida. As novas técnicas também foram passadas para um terceiro grupo que se deparou com o estranho mecanismo de obter alimentos. Em geral, os animais adotaram e espalharam 10 novos costumes durante o processo.

Ver artigo compelto em: Scientific American Brasil

Sem comentários: