quinta-feira, junho 14, 2007

Piratas informáticos controlam mais de um milhão de computadores em todo o mundo

Mais de um milhão de computadores no mundo são controlados por «hackers», que os utilizam para atacar serviços on-line, espalhar correio electrónico não solicitado e roubar informação pessoal, segundo um relatório apresentado hoje pelo FBI. Os autores de redes de «botnets», uma teia de computadores «zombie», é quase impossível de dominar na totalidade, mas o FBI já conseguiu deter alguns dos piratas informáticos que controlam os computadores de outros utilizadores.

Esta semana, um «hacker» foi detido por ter desligado o sistema de computadores de uma área hospital de Chicago, em 2006, que levou ao atraso de vários serviços médicos. Outro, também condenado esta semana, era especialista em enviar correio electrónico não solicitado («spam») desde 2003, tendo infectado milhares de computadores no mundo.

A utilização de computadores de terceiros era, há cerca de sete anos, considerada apenas uma piada entre cibernautas, mas hoje em dia evoluiu para esquemas de fraude. Através do ataque a um site, os «hackers» conseguem aceder a informação pessoal, roubar números de cartões de crédito e informação da segurança social.

Os «hackers» conseguem até comprar e vender acções através de contas pessoais, controlando o preço das acções para ter o maior ganho possível. Segundo director assistente do FBI, Shawn Henry, este tipo de acções, mesmo com a monitorização existente, continuará sempre a existir e evoluir, utilizando os computadores de pessoas menos atentas e insuspeitas.

Rede de «botnets»

Os «hackers» criam a rede de «botnets» procurando na Internet os computadores vulneráveis, que depois infectam para os tornar parte de uma rede. O computador passa a estar controlado por completo pelo pirata e pode ser utilizado para ataques a servidores ou páginas, envio de correio electrónico não solicitado, roubo de informação de autenticação, correr qualquer programa ou aceder a todos os documentos.

O FBI está ainda a investigar milhares de fraudes e casos de intrusão em computadores, embora ainda não saiba quais são os casos que estão ligados a «botnets». Os utilizadores devem confirmar regulamente se o seu computador está infectado, através do antivírus, e utilizar programas de segurança, como uma «firewall».

«Se as pessoas levam o carro à inspecção uma vez por ano, para ter a certeza que andam em segurança, têm de fazer o mesmo tipo de coisa com o computador», disse Shawn Henry.


Artigo de Ciência Hoje

Sem comentários: