quinta-feira, junho 07, 2007

Elefantes conseguem captar vibrações com as patas


Vibrações transmitidas pelos passos dos seus congéneres são alertas
Vibrações transmitidas pelos passos dos seus congéneres são alertas
Os elefantes servem-se das suas patas para “ouvir” os chamamentos das outras manadas, graças às vibrações transmitidas pelos passos dos seus congéneres, sobretudo quando são elefantes que já conhecem, segundo a revista britância New Scientist. Os paquidermes eram já conhecidos pela sua capacidade de comunicar entre eles, a vários quilómetros de distância, graças à emissão de sons de baixa frequência.

Caitlin Rodwell (Stanford Report/Max Salomon)
Caitlin Rodwell (Stanford Report/Max Salomon)
Uma equipa de investigadores dirigida por Caitlin O'Connell-Rodwell, do departamento da Universidade de Stanford na Califórnia, suspeitava que as vibrações geradas no solo pelas manadas quando das suas deslocações, permitiam que os elefantes captassem sinais com os seus pés, que são particularmente sensíveis.

Os investigadores tiveram a ideia de gravar, nas planícies da Namíbia e do Quénia, chamamentos lançados por elefantes para alertar os seus parceiros sobre a presença de leões. De seguida, isolaram os sinais emitidos pelas vibrações no solo provenientes desses chamamentos para os retransmitirem a manadas de elefantes agrupadas perto de pontos de água na Namíbia.

Os elefantes reagiram de “forma espectacular, primeiro imobilizando-se no local, depois agrupando-se em grupos compactos, com as crias no meio”, segundo a revista New Scientist a publicar sábado. Quanto mais longe os elefantes se encontravam do apelo lançado pela manada, menos reagiam.

Mais curioso ainda, é que os elefantes da Namíbia demonstraram ser menos reactivos aos alertas emitidos pelas manadas do Quénia, aparentemente porque não estavam familiarizados com elas. O estudo será integralmente publicado no Jornal da Sociedade Acústica da América, segundo a New Scientist.

Artigo publicado em: Ciência Hoje

Sem comentários: