terça-feira, janeiro 02, 2007

2007 poderá ser o ano mais quente de que há memória!

A conjugação de dois fenómenos (o aumento do efeito de estufa e o "El Nino" ) farão de 2007 o ano mais quente de sempre (?), segundo um especialista britânico da Universidade de East Anglia.

Diz o artigo:
«O efeito de estufa e o fenómeno climatérico conhecido por El Niño poderão fazer de 2007 o ano mais quente de sempre, com consequências que afectarão todo o planeta, defendeu hoje um especialista britânico da Universidade de East Anglia. Segundo Phil Jones, que é director da Unidade de Investigação do Clima da universidade de East Anglia, 2007 será um ano de condições climatéricas extr mas que poderão originar, por exemplo, secas na Indonésia e inundações na Califórnia.

O professor alerta, num artigo hoje publicado no jornal britânico The Independent, que o aquecimento global - que já deu início a um processo de degelo no Ártico - será agravado pela chegada do El Niño.

Este fenómeno causado pela subida das temperaturas médias do mar no Oceano Pacífico "faz com que o mundo seja mais quente e exista uma tendência de maior calor que aumenta as temperaturas globais entre uma a duas décimas de grau centígrado por década", explicou Jones.

O El Niño (que tem esta designação porque usualmente forma-se na altura do Natal e ocorre entre cada dois a sete anos) poderá ter consequências dramáticas no continente americano, sudeste asiático e sul de África nos primeiros quatro meses de 2007, refere o artigo publicado no The Independent.»

Artigo original em:
Ciência Hoje




El Ninõ poderá fazer das suas em 2007 como fez há 10 anos (simulação Nasa de 1997)

Sem comentários: