terça-feira, janeiro 16, 2007

Más notícias para Portugal!

O acentuar do efeito de estufa, com as grandes quantidades de dióxido de carbono laçadas todos os anos, fará aumentar em alguns graus a temperatura média global.
Para os que pensam que apenas alguns graus não têm valor, aqui os resultados de dois estudos que seão apresentados a 22 de Janeiro.
Afinal Portugal, um jardim à beira mar plantado, vai também sofrer as consequências deste consumismo desenfreado, a globalização da poluição e o esgotamento e destruição dos recursos naturais.
Ainda há quem diga que reciclar dá muito trabalho!

Artigo:
cenário não é animador: «Nas próximas décadas, Por«Os primeiros resultados dos projectos SIAM (Scenarios, Impacts and Adaptation Measures) e CLIMAAT II (Clima e Meteorologia dos Arquipélagos Atlânticos) vão ser apresentados em Lisboa no dia 22. Otugal vai assistir a uma cada vez maior assimetria sazonal de disponibilidade hídrica, a uma redução do escoamento médio anual de água na Primavera, Verão e Outono, e à cada vez maior concentração de chuva no Inverno, facto que indicia um aumento do fenómeno das cheias nos próximos anos».»

«Em relação a Portugal prevê-se ainda que a degradação dos ecossistemas se vai acentuar e que será uma realidade o rebaixamento dos níveis freáticos e a perda significativa da qualidade da água.»

Artigo original em:
Cartaz das Conferências de Ambiente do Técnico (2006/04), onde estes resultados serão apresentados.

Sem comentários: