quinta-feira, janeiro 18, 2007

Descargas de efluentes suinícolas em Leiria!

Publico uma notícia do jornal Publico sobre o ambiente em Leiria:

«...Explorações suinícolas continuam a violar a lei

Na noite passada foi registada uma descarga poluente pela população de Milagres. Segundo a Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres — que denunciou o caso —, a poluição começou a ser notada pelos populares a partir das 22h00 quer devido à cor escura da água quer pelo cheiro intenso desagradável.

Apesar de estarem proibidos de fazer despejos de grandes dimensões em cursos de água, os efluentes acumulados nas explorações suinícolas são um motivo de preocupação para os empresários que têm alegado ter terrenos agrícolas em pouca quantidade para os espalhar, como está previsto por lei.

O sistema de saneamento dessas unidades empresariais deverá estar concluído dentro de dois anos pelo que até lá a associação do sector está a tentar minimizar os efeitos, reforçando a limpeza de fossas e alargando o número de terrenos utilizados para espalhamento dos dejectos como adubo agrícola.

A ribeira dos Milagres tem sido alvo, ao longo dos anos, de grandes descargas de efluentes suinícolas, situação que se espera fique resolvida no âmbito do projecto de despoluição da bacia hidrográfica do rio Lis.»

Artigo completo em:
Público

Sem comentários: