terça-feira, janeiro 16, 2007

A clonagem ao serviço da luta contra a fome!

Muito se fala da clonagem! Discutem-se vantagens, benefícios, problema do passado e do futuo, bioética,...
No entanto, a ciência avança!
O futuro nos dirá se para melhor ou pior!

Foi criado um trigo geneticamente modificado, que amadurece mais rápido, com maior teor em proteína, zinco e ferro. A Genética pode ser o caminho para eliminar a fome e a subnutrição dos países subdesenvolvidos.

Artigo:
«"O trigo é um dos cereais mais produzidos em todo o mundo, representando um quinto de todas as calorias consumidas pela humanidade, o que faz com que mesmo pequenos aumentos do seu valor nutritivo possam ajudar a diminuir carências em proteína e micronutrientes chave", afirma Jorge Dubcovsky, produtor de trigo e responsável por este grupo de investigação.

A equipa incluiu investigadores da Universidade da Califórnia, em Davis , do Departamento (ministério) da Agricultura dos Estados Unidos e da Universida de de Haifa, em Israel. Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) referem que mais de dois milhões de pessoas têm carências em zinco e ferro, e mais de 160 milhões de crianças de menos de cinco anos têm falta de proteína na alimentação.

O gene clonado, chamado CPC-B1, acelera a maturação do trigo e aumenta em 10 a 15 por cento o teor em proteína e micronutrinetes nas variedades estudadas até agora, segundo o estudo. Para provar que todos estes efeitos resultaram do gene, os investigadores criaram linhas de trigo geneticamente mofificado com níveis reduzidos de CPC. "Os resultados foram espectaculares", disse Dubcovsky. »

Artigo completo em:
Ciência Hoje

1 comentário:

Anónimo disse...

A iniciativa é sem dúvida notável.
No entanto acho que estão a "tapar o Sol com a peneira", pois não creio que sejam alimentos modificados que acabem coma fome e a injustiça no Mundo.