segunda-feira, maio 28, 2007

Cientistas criam nova geração de plantas transgénicas

Estudo publicado na "Science"

Investigadores norte-americanos estão a desenvolver a próxima geração de plantas transgénicas, através da manipulação genética, resistentes a um novo herbicida, refere a revista cientifica "Nature".

A descoberta não é totalmente nova – já existem campos de cultivo resistentes ao herbicida glifosfato. A diferença reside na capacidade destas novas plantas resistirem ao dicamba, um dos herbicidas mais usado pelos agricultores. A equipa de investigadores da Universidade do Nebrasca, nos Estados Unidos, criou os primeiros tomates e rebentos de soja transgénicos, que toleram o dicamba, um herbicida, usado há mais de 40 anos na agricultura, que mata as ervas daninhas mais resistentes.
Esta inovação poderá ser uma alternativa às áreas de cultivo onde também as ervas indesejáveis se tornaram resistentes ao glifosfato.O estudo, publicado na revista científica "Science", baseou-se na manipulação do gene da Pseudomonas maltophilia, bactéria com a capacidade de resistir ao dicamba.Os cientistas inseriram este gene no tabaco, na soja, nos tomates e na planta herbácea, Arabidopsis thaliana. Em todos os casos as plantas tornaram-se resistentes ao dicamba, refere a "Nature".
A Monsanto, empresa norte-americana pioneira na área da biotecnologia, que lidera a produção de milho geneticamente modificado resistente ao herbicida glifosfato, já detém a licença de produção desta nova tecnologia.Nos Estados Unidos 90 por cento dos campos de soja e 60 por cento dos campos de algodão são transgénicos, com a capacidade de resistirem ao glifosfato.A empresa espera produzir e comercializar rebentos de soja, resistentes ao herbicida dicamba, no prazo de três a sete anos.
Artigo em Público

Sem comentários: