sábado, maio 12, 2007

Sangue de plástico?

Novidade: Investigadores britânicos criam sangue artificial a partir do plástico!!!!

Artigo:
Cientistas britânicos desenvolveram sangue artificial a partir do plástico, que afirmam ser leve, fácil de transportar e não necessitar de refrigeração, o que será útil em zonas de conflitos ou guerras, anunciaram sexta-feira investigadores da Universidade de Sheffield. O novo sangue é feito com moléculas de plástico que têm um átomo de ferro no centro, que pode transportar oxigénio pelo corpo, de acordo com afirmações dos cientistas no site da cadeia britânica BBC.


Por não precisar de refrigeração, pode ser conservado durante mais tempo, o que aumenta as vantagens de poder ser usado como substituto do sangue natural em cenários de conflito. Afirmam ainda os cientistas que a sua produção pode ser barata, estando os investigadores a tentar conseguir mais verbas para desenvolver um protótipo final que seria adequado para testes biológicos.

Uma amostra deste sangue artificial deverá ser exibida no próximo dia 22 de Maio, no Museu da Ciência, em Londres, integrada numa exposição sobre a história do plástico. "Estamos bastante animados com o potencial deste produto e com o facto de que poderá vir a salvar vidas", afirmou Lance Twyman, do Departamento de Química da Universidade de Sheffield, citado pela BBC.

"Este produto pode ser guardado de forma mais fácil do que o sangue e isto significa que grandes quantidades podem ser levadas facilmente por ambulâncias ou por forças armadas", acrescentou.

Artigo em: Ciência Hoje

Sem comentários: