segunda-feira, maio 21, 2007

Universidade de Coimbra lança colecção virtual com mais de 30 mil plantas

O Herbário da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra vai lançar amanhã uma base de dados na Internet com informação em português sobre mais de 30 mil exemplares de plantas.

Base de dados em: HERBARIUM UNIVERSITATIS CONIMBRIGENSIS

De acordo com a responsável pelo projecto, Fátima Sales, para se consultar dados sobre determinada planta é necessário introduzir o nome científico da espécie, o que torna este projecto mais direccionado para cientistas, investigadores e para pessoas com particular interesse por botânica.

Na versão virtual estarão disponíveis os dados de mais de 30 mil exemplares de plantas, embora o herbário tenha uma colecção que ultrapassa os 700 mil exemplares, sendo a maior de Portugal e a segunda maior da Península Ibérica.

O site está escrito em português, mas está previsto que venha a ter alguns conteúdos em inglês para "possibilitar a comunicação com qualquer investigador no mundo".

"O principal objectivo é estimular o gosto pela botânica e pela conservação e intervir com qualidade na educação científica na área da botânica associada à diversidade", disse a responsável.

Um herbário — uma colecção de plantas que podem ir desde pequenas algas a grandes árvores — consegue-se ao prensar e secar as plantas ou parte delas, colocando-as numa folha de cartolina e fazendo a sua etiquetagem e identificação segundo classificações internacionais.

O lançamento desta base de dados servirá também para assinalar o Dia Mundial da Biodiversidade, que se comemora amanhã.

Artigo publicado em Público

Sem comentários: