sexta-feira, maio 11, 2007

Descobertos redemoínhos submarinos na circulação oceânica (Atlântico)

Cientistas europeus descobriram remoinhos submarinos no Antárctico que poderão pôr em causa os modelos informáticos de simulação das correntes oceânicas usados para estudar o aquecimento climático, indica um estudo hoje publicado pela revista Nature. A descoberta poderá fornecer mais dados sobre o processo de aquecimento do planeta, na medida em que a circulação dos oceanos põe em movimento calor, carbono e nutrientes, elementos determinantes para o clima da Terra.

"A circulação oceânica desempenha um papel central no sistema climático da Terra e nos ciclos biogeoquímicos, por transportar calor, carbono e nutrientes por todo o globo, e regular o seu armazenamento nas profundidades dos oceanos", explicam os autores do estudo. Em concreto, os cientistas destacam a importância da Corrente Circumpolar Antárctica (CCA), que arrefece as águas provenientes das latitudes mais quentes dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

A equipa de investigadores, dirigida por Alberto Naveira Garabato, do Centro Nacional Oceanográfico do Reino Unido, teve a ideia de utilizar um isótopo natural do hélio emitido por um vulcão submarino no leste do Pacífico para seguir a corrente CCA. Foi então que os cientistas observaram remoinhos, aparentemente devidos ao acidentado relevo dos fundos marinhos, a revolver camadas submarinas de diferentes densidades, agindo como um "curto-circuito" na CCA.

"Os resultados do estudo corroboram a teoria de que as correntes de água das profundidades marinhas (...) se intensificam e misturam quando a corrente antárctica flui nos fundos oceânicos de complicada topografia", referem os cientistas. "O processo de mistura e aumento da velocidade intensifica, por sua vez, a presença do pequeno-circuto na circulação das águas nessas regiões", acrescentam.

No estudo participaram cientistas das universidades de Southampton e East Anglia (Inglaterra), e de Bremen (Alemanha).

Artigo em: Ciência Hoje

Sem comentários: