terça-feira, maio 15, 2007

Lourinhã mostra réplicas de dois dinossáurios portugueses

(Imagem: Museu da Lourinhã)
(Imagem: Museu da Lourinhã)
O Museu da Lourinhã, conhecido pelas descobertas de dinossáurios, vai expor pela primeira vez réplicas completas de dois animais do jurássico que foram encontrados no concelho, mostrando os esqueletos de pé como se estivessem vivos.

Octávio Mateus
Octávio Mateus

"É a primeira vez que mostramos dois dinossáurios portugueses montados em posição de vida, até aqui tínhamos mostrado apenas uma réplica de um dinossáurio norte- americano", afirmou hoje à Lusa Octávio Mateus, paleontólogo e investigador do Museu da Lourinhã.

"O esqueleto mostrado assim é mais visível e educativo do que os ossos originais que temos no museu e que são de difícil interpretação", acrescentou. O trabalho de montagem das réplicas completas dos Lourinhanosaurus Antunesi e do Dacentrurus Armatus, duas espécies do período do jurássico superior (com 150 milhões de anos), demorou entre dois a três anos a realizar, adiantou o paleontólogo.

Segundo Octávio Mateus, "os esqueletos encontrados na Lourinhã são em geral incompletos e para reconstituirmos os animais inteiros tivemos que nos basear em conhecimentos de anatomia e comparar com outros animais parecidos, foi um trabalho muito demorado".

"Primeiro foi preciso fazer os moldes dos originais que temos no museu e depois todo o trabalho construção do restante esqueleto, e no final, a montagem", especificou. As duas réplicas vão ser mostradas em tamanho real na sala de paleontologia do Museu da Lourinhã a partir do dia 26 de Maio após uma sessão de apresentação pública.

O Lourinhanosaurus Antunesi é uma espécie única no país e foi descoberta na Lourinhã, nos anos 80. Trata-se de um dinossauro carnívoro e bípede, que pode atingir os 8 metros de comprimento. O Dacentrurus Armatus era um dinossauro herbívoro e quadrúpede, atingindo os 5 metros de comprimento, possuía placas dorsais, espinhos na ponta da cauda e ombros.

É uma espécie mais comum em Portugal existindo também em Espanha, França e Reino Unido. O Museu da Lourinhã tornou-se conhecido por ter sido encontrado neste concelho um ninho com ovos contendo embriões de dinossáurios únicos na Europa.

Artigo publicado em: Ciência Hoje

Sem comentários: