segunda-feira, dezembro 11, 2006

Ainda sobre a evolução natural!!

Chamo a atenção para um artigo muito interessante publicado na revista Scientific American Brasil. Deste artigo transcreve um pequeno trecho:

«Um pequeno lagarto que vive em ilhotas caribenhas poderia demonstrar a evolução em ação, se os furacões parassem de varrer esses locais. (...)
Losos e sua equipe estudaram o Anolis sagrei - um lagarto pequeno e comum que tem uma dilatação característica na garganta, reproduz-se rapidamente e tende a viver no chão na ausência de predadores. Os cientistas descobriram 12 ilhas com populações naturais desses répteis, que ocorrem em versões com pernas curtas e compridas. Eles deixaram seis ilhas intocadas, apenas marcando os lagartos para a experiência. Nas outras seis ilhas, eles introduziram um predador comum -- Leiocephalus carinatus, lagarto de cauda enrolada - para testar a hipótese de que no curto prazo essa mudança favoreceria o A. sagrei de membros longos (o que foge correndo melhor), mas no longo prazo favoreceria os A. sagrei de membros curtos (o que escala melhor) à medida que saem do solo e sobem nos arbustos para se proteger.»

Artigo original e completo em:
Scientific American Brasil

Sem comentários: