sexta-feira, dezembro 22, 2006

Novo dinossauro gigante descoberto!

Para quem acha que tudo já foi descoberto em Paleontologia, aqui vai uma surpresa!!

«O chão deveria estremecer à sua passagem, já que tinha o peso de seis ou sete elefantes. Nada menos do que 40 a 48 toneladas, distribuídas por um corpo que ia até 37 metros. O Turiasaurus riodevensis não só terá sido o maior dinossauro da Europa como estaria entre os maiores que alguma vez andaram na Terra. É isso que uma equipa de cientistas espanhóis revela hoje na revista Science.
Descoberto em Maio de 2003, na vila de Riodeva, na província de Teruel, o dinossauro foi agora classificado como um género e espécie nova para a ciência. Mais do que isso, os paleontólogos Rafael Royo, Alberto Cobos e Luís Alcalá, da Fundação Conjunto Paleontológico de Teruel-Dinopólis, dizem, no artigo, que pertence a um novo grupo de dinossauros dentro do dos saurópodes, grandes herbívoros quadrúpedes. Chamam a esse novo grupo (ou clado) Turiasauria.
A estimativa do peso e do comprimento baseia-se no tamanho do úmero, o osso longo das patas dianteiras entre o ombro e o cotovelo. Posto ao lado de muitos humanos, é bem maior que eles: atinge 1,79 metros. "Terá sido o animal terrestre mais maciço da Europa e um dos maiores do mundo", escrevem.»

Artigo completo em:
Público

Dados do artigo original na revista Science em:
Science/AAS

Sem comentários: