sexta-feira, dezembro 08, 2006

Avanços e retrocessos do conhecimento científico!

Perguntavam-me outro dia os meus alunos se os cientistas negavam Deus. Respondi que os grandes cientistas eram também eles crentes em Deus. Respondi ainda que nem a ciência nega Deus, nem Deus nega a ciência. Como estava enganada!
Afinal há crentes em Deus que negam a ciência! E ainda por isso com argumentos falaciosos!

Nos E.U.A., existe um movimento no ensino das ciênicas designado criacionismo. Estas pessoas relacionadas com este movimento crêm literalmente nas palavras da Bíblia e, por isso, querem retirar o ensino da selecção natural dos manuais escolares. Esta têndência chega agora a Portugal. Aconselho a leitura do artigo do jornal Público, de hoje, 08 de Dezembro de 2006 e do qual transcrevo um pequeno trecho.

«Charles Brabec traz para a mesa uma série de fósseis. Dentro de uma caixinha transparente está um pedacinho de âmbar amarelo, com uma minúscula mosca-do-vinagre lá dentro. "É resina fossilizada, muito antiga; por que é que as moscas-do-vinagre continuam a existir? Não evoluíram!", diz Charles Brabec, que está a construir um museu criacionista em Mafra, o primeiro do tipo na Europa. "Contamos abrir na Primavera."»


Artigo original no Público

Este argumento tem piada. Desculpem-me a frontalidade, mas não resisti a expressar a minha opinião. Tenho pena de todos os indivíduos das espécies pertencentes ao género Homo (Homo habilis, Homo erectus, Homo neandertalis) que não sobreviveram até aos dias de hoje. Devem ter ofendido alguém!!

Para terminar, quero referir que também sou crente em Deus! E também creio na selecção natural. Ambas as convicções não são antagónicas.

É preciso fazer avançar a ciência e não retroceder até aos tempos obscuros de alguns séculos atrás, onde o conhecimento era do domínio de privilegiados.

Saliento mais uma vez que é apenas a minha opinião.
Ana_Ave


Ai de mim!
Tantos anos se passaram após a minha morte
e ainda tenho as orelhas a ferver!!

Sem comentários: