sábado, dezembro 09, 2006

Se a Antártida aquecer vamos gelar?

Apresento aqui uma notícia de publicada a 09 de Setembro de2006.
É uma notícia que evidencia a globalidade dos fenómenos climáticos e geológicos do nosso planeta.
Todos os cidadãos deve-se consciencializar que as pertubações climáticas irão afectar todos quantos habitam a Terra. Provavelmente daqui a alguns anos (só Deus sabe quantos!) a Europa será um lindo bloco de gelo. Tudo isto graças ao aumento da temperatura média global! Confusos?

Leiam o artigo original em:
Ciência Hoje

«A análise de um novo núcleo de gelo na Antártida mostra que as alterações climáticas bruscas registadas nos últimos 150 mil anos estão estreitamente interrelacionadas em ambos os hemisférios por efeito das correntes atlânticas. A descoberta, de que dá ontem conta a revista científica Nature, corrobora a tese de que as correntes do oceano Atlântico ligam a Gronelândia e a Antártida numa espécie de "vaivém bipolar". Estudos anteriores já tinham demonstrado que alterações de temperatura no sul, mesmo fracas e curtas, estavam ligadas a rápidas alterações de temperatura no norte devido a alterações de correntes no Atlântico.

A Antártida aqueceu várias vezes nos últimos 20.000 a 55.000 anos ao mesmo tempo que o norte estava frio e a exportação de água quente do sul era reduzida. Em contraste, a Antártida começou a arrefecer à medida que cada vez mais água quente começou a fluir para o Atlântico norte durante os períodos quentes do norte.

(...)

A magnitude dos episódios de aquecimento climático na Antártida demonstrou ser directamente dependente da duração do episódio concorrente no hemisfério norte, um sinal de que ambos resultam de uma redução semelhante na chamada "circulação termohalina" meridiana. No estudo, os cientistas descartam a ideia de que as grandes flutuações de temperatura na Gronelândia sejam um fenómeno totalmente localizado e realçam o papel da circulação oceânica atlântica como mecanismo de transporte térmico.»

Sem comentários: