terça-feira, dezembro 12, 2006

Carros movidos a energia eléctrica para 2010!

A Renault anuncia o desenvolvimento de um carro movido a energia eléctrica até 2010!
Como é possível que continuemos no mesmo impasse há mais de uma década?
Quando era estudante do 8ºano de escolaridade, já se falava nas reservas diminutas dos combustíveis fósseis, do efeito de estufa, da poluição. É verdade que o aquecimento global ainda não era discutido ao nível dos dias de hoje, mas já se previam os seus efeitos.
Hoje, década e meia passou e ainda discutimos os mesmos problemas!
Para quando novas formas de energia para os automóveis?
Já existem os carros híbridos, mas não chega!
Libertemo-nos da servidão do petróleo!

«A Renault anunciou ontem que está a desenvolver em colaboração com a Nissan um automóvel a energia eléctrica que permite eliminar todas as emissões de carbono e que deverá estar disponível no mercado em 2010.
O construtor automóvel francês adiantou que está a estudar uma solução particularmente adaptada à utilização urbana, acrescentando que a cooperação com a Nissan se centra na tecnologia das baterias de iões lítio, no motor eléctrico e no software para gerir o conjunto do dispositivo e recuperar energia na fase de travagem.
A iniciativa enquadra-se no programa Renault Contrat 2009, que visa a redução da emissão de gases com efeito de estufa. Entre os compromissos deste programa conta-se o objectivo de se tornar um dos três construtores mundiais com menores emissões de CO2, mas também o desenvolvimento de veículos utilizando biocombustíveis e outras tecnologias economicamente viáveis, incluindo a energia eléctrica.
A Renault comprometeu-se ainda a oferecer, a partir de 2009, uma gama completa de veículos que utilizem biocombustíveis a um preço comparável ao praticado para os automóveis a gasolina e a diesel.»


Artigo original em:
Público

Sem comentários: