terça-feira, dezembro 19, 2006

Telescópio espacial Spitzer capta brilho dos primeiros objectos do Universo!

Chamo a atenção para a notícia sobre a captação do brilho dos primeiros objectos do Universo.

«O telescópio espacial Spitzer, da agência espacial norte-americana (NASA) captou o que os cientistas acreditam ser o brilho dos primeiros objectos do Universo, a mais de 13 mil milhões de anos/luz, informou hoje a agência.

“Estamos a esticar os nossos telescópios até ao limite para tentar obter uma imagem clara das primeiras colecções de objectos”, disse Alexander Kashlinsky, do Centro de Voos Espaciais Goddard, da Nasa, em Greenbelt, e autor de dois relatórios a publicar nas “Astrophysical Journal Letters”.

“O que quer que sejam estes objectos, são incrivelmente luminosos e muito diferentes de tudo o que existe hoje em dia”, acrescentou.

Os astrónomos acreditam que os objectos ou são as primeiras estrelas – com uma massa mil vezes superior à do nosso Sol – ou buracos negros que consomem gás e libertam toneladas de energia.
Se os objectos forem estrelas, então o que está a ser observado são as primeiras mini-galáxias, contendo uma massa inferior a um milhão de Sóis. A Via Láctea alberga o equivalente a cerca de cem mil milhões de Sóis e, provavelmente, foi criada quando mini-galáxias como estas surgiram.

Este estudo é uma continuação de uma observação inicialmente apresentada na revista “Nature” em Novembro de 2005 pela equipa de Kashlinsky.

A nova análise abrangeu cinco regiões do espaço e implicou centenas de horas de observação. Primeiro foi removida a luz às estrelas e galáxias em primeiro plano nas cinco regiões do espaço, deixando apenas a luz mais antiga. Depois, os cientistas estudaram as flutuações de intensidade do brilho infra-vermelho, numa luz relativamente difusa. Estas flutuações revelaram um grupo de objectos que produziam o padrão de luz observado. “Foi como se tivéssemos desligado todas as luzes do universo para ver os traços dos seus primeiros brilhos”, explicou Kashlinsky.

Os cientistas acreditam que o espaço, o tempo e a matéria foram originados há 13.7 mil milhões de anos, numa enorme explosão, à qual chamaram Big Bang.»

Artigo original em:
Público

1 comentário:

Anónimo disse...

Interessante.