sábado, abril 21, 2007

Degelo das calotes glaciares da Gronelândia

Em relação a investigações anteriores
Estudo: calotes glaciares da Gronelândia estão a derreter duas vezes mais rápido

Nos últimos 25 anos, as calotes glaciares da Gronelândia têm vindo a derreter-se a um ritmo duas vezes mais acelerado do que estudos anteriores estimavam, segundo um estudo de cientistas belgas e franceses publicado na revista "Geophysical Research Letters".

Esta constatação surgiu depois de investigadores do Laboratório de glaciologia e geofísica do Ambiente (Grenoble) e da Universidade Católica de Louvain (Bélgica) fazerem uma nova avaliação dos dados obtidos por satélite e em modelos climáticos informáticos regionais. Aqui entraram variáveis atmosféricas (como os ventos, temperaturas, pressão, humidade, nuvens e precipitação) e o estado da neve à superfície e no gelo (temperatura, acumulação ou degelo do manto branco).

Entre 1979 e 2005, a superfície da Gronelândia afectada pelo degelo, pelo menos, um dia por ano, cresceu 42 por cento (correspondendo a 550 mil quilómetros quadrados), enquanto a temperatura média no Verão aumentou 2,4 graus.

Segundo os cientistas, "é na região Norte da Gronelândia que o fenómeno é mais espectacular: episódios significativos de degelo são lá observados desde 2000, a mais de 1500 metros de altitude, o que ainda não tinha sido revelado por dados de satélite", segundo uma nota do Centro Nacional francês de Investigação Científica.

O degelo dos gelos da Gronelândia terá impactes no nível dos mares e no clima da região atlântica, salientam os investigadores.

Fonte: Público

Sem comentários: