sexta-feira, abril 27, 2007

Novo ciclo de tempestades solares começará em Março de 2008

Artigo publicado no site Ciência Hoje

Auroras boreais são um perigo para os astronautas
Auroras boreais são um perigo para os astronautas














Um novo ciclo de tempestades solares, que afectam as comunicações e põem em perigo os astronautas, começará provavelmente em Março de 2008 e terá o seu apogeu em finais de 2011 ou meados de 2012, anunciou fonte especializada.

As tempestades, que se caracterizam por enormes erupções na coroa do Sol, disparam fotões (partículas elementares que medem a força electromagnética) e matéria com carga eléctrica até à ionosfera e aos campos magnéticos da Terra.

Este fenómeno provoca interrupções e interferências nas comunicações, nos serviços de abastecimento de electricidade, nos satélites e nos sistemas de navegação GPS. As tempestades, que iluminam o céu nocturno com auroras boreais e austrais nas regiões polares, também são um perigo para os astronautas. A intensidade das tempestades solares mede-se de acordo com a maior ou menor quantidade de manchas que aparecem na superfície do Sol.

Em comunicado difundido quinta-feira, o Centro de Ambiente Espacial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla inglesa) informou que o "Ciclo 24" de tempestades solares, que durará 11 anos, irá ocorrer 12 meses antes do previsto. É a terceira vez que se prevê uma actividade solar mas nenhuma das anteriores durou tanto tempo. Em 1989, um grupo científico anunciou o "Ciclo 22" de tempestades, que teve o seu momento alto nesse mesmo ano. O "Ciclo 23" foi indicado em Setembro de 1996, seis meses após o seu início.

A possibilidade de se antever mais rapidamente as tempestades solares foi aplaudida quinta-feira pela Administração Nacional de Aeronáutica e do Espaço (NASA, na sigla em inglês). "A NASA necessita de antevisões mais imediatas, para que os astronautas sejam avisados antecipadamente de que deverão proteger-se das radiações solares", afirmou Dean Pesnell, do Centro Goddard de Voos Espaciais da NASA.

Sem comentários: