terça-feira, abril 10, 2007

Mudanças climáticas: o resultado de Bruxelas

Artigo publicado na Scientific American Brasil


09/04/2007

Mudanças climáticas: o resultado de Bruxelas

Depois de muito debate, os cientistas reunidos no painel inter-governamental sobre mudanças climáticas (IPCC, na sigla em inglês) das Nações Unidas chega ao consenso de que evidências observadas em todos os continentes e na maioria dos oceanos mostram que diversos sistemas naturais estão sendo afectados por mudanças climáticas regionais, particularmente elevação de temperatura. A reunião ocorreu em Bruxelas e o sumário provisório intitulado “mudanças climáticas: impactos, adaptações e vulnerabilidades” foi lançado no último dia 6 de Abril.

A reunião é parte do processo instituído pela Organização das Nações Unidas para actualizar o conhecimento sobre mudanças climáticas e subsidiar futuras negociações que permitam evitar catástrofes e diminuir riscos. Na secção voltada a cenários futuros, o relatório aponta a vulnerabilidade das áreas costeiras e milhões de pessoas afectadas por enchentes todos os anos em consequência da elevação do nível dos mares por volta de 2080. Com menor ênfase, a possível substituição de parte da floresta amazónica por savana como consequência do aumento da temperatura e da menor humidade do solo por volta de 2050.

O Próximo encontro deve ocorrer no mês de Dezembro deste ano. Até lá, encontros regionais para debater os resultados serão realizadas em diversos países. No Brasil, as conclusões poderão ser discutidas em detalhes durante a reunião programada para o dia 10 de Abril, no Instituto de Estudos Avançados, na USP.

Para ler o sumário da reunião de Bruxelas: http://www.ipcc.ch/SPM6avr07.pdf

Sem comentários: